quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Inquérito

Um quarto da população tem uma arma em Portugal

Em Portugal, existem 25 armas de fogo legais e/ou ilegais por cada cem habitantes. Ou seja, um quarto da população tem uma arma. A conclusão é de um estudo do Centro de Estudos Sociais, da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. 






Continuar a ler:  

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Tiroteio na Quinta da Fonte, Loures @ SIC 2008

 

Tiramos este vídeo da Internet pois é um vídeo que aprofunda aquilo que nos pretendemos explicar, que neste caso acontece por causa de que é um confronto entre ``ciganos´´ e ``negros´´.

Ladrão fica em preventiva

O homem de 33 anos, de nacionalidade estrangeira, detido pela PJ do Porto por dois assaltos violentos, ficou em prisão preventiva. O detido actuava com dois comparsas que já tinham sido apanhados por outros crimes.


Notícia retirada de:

Casal ferido a tiros de caçadeira num bar

José da Rosa, cerca de 60 anos, foi ontem detido pela GNR depois de ter ferido a tiro de caçadeira um casal, ambos na casa dos 40, num bar junto à barragem do Caia, em Campo Maior. Ao que o CM apurou, em causa estão desavenças entre o suspeito (proprietário do espaço) e o homem agredido – que explora aquele local de diversão nocturna.

 Notícia retirada de:

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/portugal/casal-ferido-a-tiros-de-cacadeira-num-bar

Duas pessoas mortas por semana com armas entre 2003 e 2008

Duas pessoas morreram por semana em Portugal vítimas de armas de fogo, a maioria homens, entre 2003 e 2008, segundo um estudo do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra hoje divulgado.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Ameaça com arma de fogo para acabar discussão

Uma semana depois de um polícia ter sido espancado à porta do Dock’s, nas Docas de Lisboa

A zona de bares e discotecas das Docas de Lisboa foi ontem de madrugada palco de mais desacatos. À porta das instalações do Queen’s e do Dock’s, uma discussão só acabou com a ameaça de utilização de uma arma de fogo.




Para mais informações vá ao site: 

Há 1,4 milhões de armas ilegais em Portugal

A PSP estima que existam em Portugal cerca de 1,4 milhões de armas de fogo em situação ilegal. A maior parte serão armas de caça que não se encontram devidamente licenciadas. Há, no entanto, indícios de que o armamento ligeiro de guerra proveniente dos mercados do Leste da Europa é cada vez mais comercializado.



Para mais informações vá ao site: 
           
O que são armas de fogo?

Arma de fogo é um artefacto utilizado para propulsão de projécteis sólidos, por meio de uma rápida expansão de gases obtidos pela queima controlada de um proponente, geralmente sólido, que na maioria dos casos é a pólvora, contido em uma câmara fechada por todos os lados, excepto por aquele que conduz o projéctil através de um orifício cilíndrico denominado cano ou tubo. É imprescindível para o funcionamento letal da arma de fogo também a munição.
O tiro desportivo é praticado com armas de fogo e é uma modalidade olímpica.


São partes de uma arma de fogo:
  • cano ou tubo
  • câmara de expansão dos gases
  • culatra
  • sistema de disparo ou percussão
  • sistema de segurança
  • sistema de mira
  • cabo ou dispositivo de ancoragem
  • carregador

As armas de fogo podem ser classificadas quanto à(ao):
  • tipo de fogo
  • acção
  • calibre
  • munição

AVISO

No âmbito da disciplina de área de projecto decidimos ter de começar um novo tema cujo é:


                 Armas de fogo em Portugal

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Publicidade e as crianças

O que é a publicidade ?

A publicidade é uma atividade profissional dedicada à difusão pública de idéias associadas a empresas, produtos ou serviços, especificamente, propaganda comercial.
Publicidade é um termo que pode englobar diversas áreas de conhecimento que envolvam esta difusão comercial de produtos, em especial atividades como o planejamento, criação, produção e veiculação de peças publicitárias. Mas estudos mostram uma tabuleta em argila encontrada por arqueólogos, a qual continha inscrições babilônicas, anunciando a venda de gado e alimentos, demonstrando que já se utilizava de algum tipo de publicidade na antiguidade. Foi, porém, após a Revolução Francesa (1789), que a publicidade iniciou a trajetória que a levaria até o seu estágio atual de importância e desenvolvimento.

O que pode a publicidade provocar nas crianças?

Durante a programação infantil, a maioria dos anúncios mostra bolos, bolachas, cereais de pequeno-almoço açucarados e aperitivos salgados. Todos estes produtos são ricos em açúcar, gordura ou sal. Ou seja, parte significativa da publicidade é dedicada a produtos que, numa dieta alimentar saudável e equilibrada, devem ser consumidos com moderação.
Para promover os produtos, são usadas algumas estratégias, como brindes, desenhos animados e a imagem da mãe. Por exemplo, um terço dos anúncios recorre a desenhos animados. É o caso de alguns cereais de pequeno-almoço. “Num terço dos anúncios, a mensagem nutricional pode ser mal interpretada e levar a comportamentos errados”, revela a revista dos consumidores. Tal ocorre com a Sunquik, Um Bongo, Kinder, Pescanova, Phoskitos, Cola Cao e Nestlé. A figura da mãe, família ou escola aparece em quase um quinto dos anúncios e inclui as marcas Kinder, Sunquik, Phoskitos, Um Bongo e Nestlé. A estratégia é a mãe aprovar e recomendar estes produtos às crianças.
Apesar de menos publicitados, durante a programação infantil, a DECO/PRO TESTE encontrou anúncios a produtos, como iogurtes e queijos. Já os anúncios que encorajem o consumo de fruta, vegetais e peixe são inexistentes.
O excesso de anúncios sobre alimentos de alto teor energético é classificado entre os factores de risco para a obesidade pela Organização Mundial de Saúde. E os adolescentes portugueses, com destaque para as raparigas, encontram-se entre os mais gordos da Europa.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Inquérito