quarta-feira, 6 de abril de 2011

Anúncio Coca Cola - Estás Aqui para ser feliz - Portugal



escolhemos este vídeo porque mostra as maneiras das publicidades para chamar a atenção do povo português

A Publicidade


 Publicidade hoje

No mundo de hoje, somos constantemente bombardeados por anúncios e campanhas publicitárias. Quer seja de vestuário, automóveis, bens, serviços ou alimentação, estamos rodeados de publicidade que orienta as nossas escolhas, quer seja de uma forma consciente, quer seja de uma forma inconsciente. Na verdade, acabamos muitas vezes por adquirir produtos dos quais não precisamos ou dos quais nem gostamos assim tanto, mas cuja publicidade é tão bem produzida e eficaz, que acabamos por comprar apenas porque está na moda.
Determinadas campanhas publicitárias são exclusivamente orientadas para as crianças. Não pensem que são apenas as destinadas à venda de brinquedos ou comida infantil. Na grande maioria dos casos, os bens consumidos em casa são escolhidos pelas crianças e não pelos adultos, já que os mais pequenos conseguem convencer os pais a comprarem este ou aquele produto. Por sua vez, os publicitários aproveitam-se deste facto, elaborando campanhas publicitárias que induzam a criança a preferir o seu produto, relativamente à marca concorrente. 
Pode dizer-se que, nos dias de hoje, arte e publicidade caminham de mão dada. Já todos nos deparámos com publicidade que poderia ser considerada obra de arte. Quer seja uma fotografia, uma pintura ou até uma música, grande parte dos anúncios contemporâneos são obras-primas de criatividade. Nestes casos, resistir ao consumo do produto ou bem anunciado, torna-se ainda mais difícil. Torna-se quase impossível não sentir uma certa empatia pelo bem ou serviço em causa, e desta até ao consumo, a distância é reduzida. Entre comprar um produto sem piada, cujo anúncio é pouco apelativo e adquirir um outro que tem cores apelativas, promete mundos e fundos e tem um anúncio tão viciante cuja música não me sai da cabeça durante todo o dia, não há muitas dúvidas sobre qual optar. 
Escolher um produto pela sua publicidade pode ser mais ou menos grave. Se em alguns casos não é grave comprar um melhor ou pior, outros há que não é nada desejável comprar “gato por lebre”. Não será muito grave comprar uma escova de dentes que afinal não oscila a cabeça como aparece no anúncio, mas comprar um creme para peles sensíveis que me provoca irritação na face, já é bastante mais incómodo. 


1.       Explica o significado de publicidade enganosa.         
                Publicidade enganosa é quando um artigo diz-se muito útil, bom e barato, mas quando vamos haver esses artigos não ajudam nada do que diziam ao que pode ate ser mais caro do que no anúncio. 

2.       Já foste (tu ou a tua família) vítima de algum tipo de publicidade enganosa? Revela o teu caso.    
               Sim, já me aconteceu isso com a TV por cabo, disseram que era durante o 1º mês não tinha de pagar a mensalidade, mas omitiram-me que também tinha de comprar a Internet. Ao fim do mês chegou uma factura a dizer que tinha de pagar 40,00 euros.

3.       Normalmente és influenciado pela publicidade? Justifica.
               Não, não sou influenciado pela publicidade pois antes de comprar vejo o preço e se o que dizem sobre o produto é verdade.

4.       Pesquisa publicidade em cartazes, na rua, no cinema, na televisão ou na Internet. Escolhe um anúncio (publica-o no teu blogue) e identifica:


a.       Tipo de publicidade: Comercial
b.       Produto ou serviço: Detergente te Ajax
c.      Personagens /intervenientes: Dona de casa; Cavaleiro branco.
d.      Mensagem: A mensagem que nos transmite é que é um produto que elimina todos os tipos de sujidade que a roupa possa ter.
e.        Principais destinatários: Donas de casas.

5.       Que outras ideias, para além do produto/ serviço, tentam “vender” com o anúncio?
                  Outras ideias que tentam vender são o dizerem que este detergente é o único com tripla  acção e o mais poderoso de todos o que pode não ser verdade.   

6.       Dá a tua opinião sobre os valores fomentados por este tipo de publicidade. 
                Este tipo de valores é positivo para o produto mas negativo para as pessoas porque as iludem de coisas que não iriam ser.




Exemplo de uma publicidade


 
                  

quarta-feira, 30 de março de 2011

O Consumismo




Escolhemos este vídeo porque fala-nos daquilo que as empresas querem e diz o porquê das empresas quererem que as pessoas comprem os seus produtos.

O CONSUMISMO


Bem-estar e consumo

O crescimento económico, a subida dos salários, os benefícios sociais, o clima da esperança e o desejo de bem-estar fariam desencadear, nas sociedades industrializadas do Ocidente, um fenómeno de consumismo generalizado.
A necessidade crescente de escoamento dos produtos, fruto de uma produção em massa, foi auxiliada pela eficácia cada vez maior da publicidade e pelo aparecimento da televisão, que estimulava as populações, conduzindo ao nascimento de sonhos e necessidades fictícias.
Quase todos os bens pareciam estar ao alcance do lar mais humilde, através dos sistemas de compra facilitados — a crédito e a prestações. Ao mesmo tempo, o aparecimento de grandes superfícies comerciais — supermercados, centros comerciais, self-services — atraía as pessoas, seduzindo “grandes e pequenos” a fazer mais compras do que as inicialmente previstas.
Do ponto de vista social e psicológico, nascia assim uma sociedade de consumo, na qual só era feliz e bem aceite quem possuía mais e melhores bens do que o seu vizinho. Este fenómeno traduziu-se numa “corrida em relação à última moda” — o carro mais veloz, o vestido da estrela de cinema, o frigorífico mais bonito.
O excesso de consumo conduziria em breve ao desperdício, que, pouco tempo depois, iria dar origem aos primeiros problemas ambientais sérios.

1.       Identifica, no texto, algumas razões do consumismo nas sociedades industrializadas do Ocidente.
                      Algumas razões do consumismo nas sociedades industrealizadas são`` só era feliz e bem aceite quem possuía mais e melhores bens do que o seu vizinho´´e a frase ``corrida em relação à última moda — o carro mais veloz, o vestido da estrela de cinema, o frigorífico mais bonito.´´

 2.       Explica a relação existente entre: Produção em massa/ Publicidade/ Consumismo.
                 A relação que existe entre a produção em massa, publicidade e consumismo é que havendo uma maior produção poderá vir a haver uma maior publicidade ao pruduto produzido o que como consequencia ira levar a que os adultos e os mais novos iram ser influênciados a comprar aquilo que vêm nos anuncios o que irá levar a um maior consumismo.  

3.       Que papel desempenham o crédito e as prestações na sociedade de consumo?
              O papel que desempenham o crédito e as prestações na sociedade de consumo incentivam as pessoas a consumir mais, mas isso pode levar a endividamentos,como por exemplo: quando uma pessoa não tem dinheiro suficiente para comprar uma casa, pede um emprestimo ao banco o que é mau se depois a pessoa não der o dinheiro de volta ao banco.               
4.       Que consequências pode o endividamento trazer às famílias?
              As consequências que o endividamento pode levar a uma familia  a perder a sua casa, o seu automóvel, existindo mesmo casais que se separam e começam a viver nas ruas.
5.       Concordas com o título do texto? Porquê?
              Sim concordo com o titulo deste texto, porque não consumindo coisas que não precisamos teremos um bem-estar.
6.       No texto afirma-se que o excesso de consumo dá origem a problemas ambientais. Concordas? Justifica a resposta.
              Sim, concordo porque havendo um maior consumo haverá mais lixo porque, com isto irá haver uma maior poluição porque as pessoas não teram preocupações com o lixo que fazem.
7.       De que modo podemos evitar os perigos do consumismo?
              Nós podemos evitar os perigos do consumismo vendo menos TV o que nos irá proporcionar uma vida com menos publicidade e menos consumo.


 

quarta-feira, 23 de março de 2011

A SOCIEDADE DE CONSUMO

Os problemas da sociedade dos consumidores


As três características dominantes da sociedade de consumo são: a abundância, a massificação e a homogeneização.


Com efeito, foi o fabrico em série que estabeleceu que, nesta nova sociedade, o mais difícil não era produzir bens e serviços, mas criar consumidores. Alguém observou que a sociedade de consumo começou no dia em que se descobriu que a produção em série tornou mais fácil fabricar produtos que vende-los.

Daí em diante, a economia nunca mais se fundamentou no planeamento da produção, mas nos desejos ou expectativas dos consumidores.



Ao nascer a necessidade de criar permanentemente a predisposição para comprar, entraram em cena métodos de estudo, inquéritos e sondagens para procurar avaliar os gostos e a preferência dos consumidores, também conhecidos por “estudos do conhecimento do comportamento do consumidor”.

Com o desenvolvimento de comunicações comerciais envolvendo marketing, publicidade e merchandising, iniciou-se uma era de sedução.

Estas indústrias da sedução fizeram-se acompanhar de um novo desenvolvimento dos média. Não é por acaso que a sociedade de consumo se desenvolve da rádio para a televisão, e desta para o digital.



1. Concordas com as ideias do texto acima transcrito? Porquê?

Sim, concordo, porque a sociedade deste tempo não consegue sobreviver sem consumir produtos desnecessários para a nossa vida.

2. Quando vais às compras, que precauções tomas para não levar para casa produtos de má qualidade?

Sim, tento procurar um produto de boa qualidade mas sempre com um preço assecivel, pois sendo ele um produto de má qualidade pode custar por vezes mais do que o produto de melhor qualidade.



3. De vez em quando cais na tentação de comprar bens supérfluos? Quais?

Depende do produto pois se for um produto de que eu utilize para mim uma só vez não faz mal, é claro que também não se pode exagerar e comprar algo que nunca iremos usar(telemóvel, jogos, etc...).


4. Deixas-te influenciar pelos artigos em promoção mesmo que não necessites deles? Porquê?

Não, porque não sendo eu uma pessoa que liga muito ás publicidades é importante não comprar algo que não precisamos por causa das promoções.


5. Elabora uma lista com produtos (bens, serviços…) que normalmente utilizas. Desses produtos indica os que:


A minha lista seria:

o gelado;
o iogurtes;
o cereais;
o carne;
o peixe;
o primeiros-socorros;
o telecomunicações;
o jogos;
o fast-food


a. Deixarias de comprar se o preço subisse.


Deixaria de comprar:

o Gelados;
o jogos;
o Fast-food


b. Terias de comprar independentemente do preço.

Comprava:


o Iogurtes;
o peixe;
o carne;
o primeiros-socorros.


c. Poderias prescindir.

Podia prescindir das:

o telecomunicações;
o Gelados;
o jogos;
o Fast-food.




AVISO

 
No âmbito da disciplina de área de projecto decidimos ter de começar um novo tema cujo é:


A sociedade de consumo

quarta-feira, 16 de março de 2011

Tipos de armas

Quantos tipos de armas existem?

Existem vários tipos de armas entre elas:


  • Arma branca - Tipo de arma que serve para simples ataque, embora possa causar morte. Não são capazes de disparar projécteis.

  • Arma de fogo - Arma capaz de lançar projécteis, a partir de explosão interna.


  • Arma não-letal - Arma capaz de ferir uma pessoa, sem provocar morte.

  •  Arma de efeito moral - Arma destinada a causar grande incómodo para uma pessoa, dificultando sua a reacção.

  • Arma química - Arma capaz de irritar ou danificar, por meio de gases e outros elementos, o organismo .de uma pessoa.

  •  Arma biológica - Arma que libera doenças capazes de impor danos graves a um ser.





Como desarmar individuo armado de arma de fogo

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Inquérito

Um quarto da população tem uma arma em Portugal

Em Portugal, existem 25 armas de fogo legais e/ou ilegais por cada cem habitantes. Ou seja, um quarto da população tem uma arma. A conclusão é de um estudo do Centro de Estudos Sociais, da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. 






Continuar a ler:  

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Tiroteio na Quinta da Fonte, Loures @ SIC 2008

 

Tiramos este vídeo da Internet pois é um vídeo que aprofunda aquilo que nos pretendemos explicar, que neste caso acontece por causa de que é um confronto entre ``ciganos´´ e ``negros´´.

Ladrão fica em preventiva

O homem de 33 anos, de nacionalidade estrangeira, detido pela PJ do Porto por dois assaltos violentos, ficou em prisão preventiva. O detido actuava com dois comparsas que já tinham sido apanhados por outros crimes.


Notícia retirada de:

Casal ferido a tiros de caçadeira num bar

José da Rosa, cerca de 60 anos, foi ontem detido pela GNR depois de ter ferido a tiro de caçadeira um casal, ambos na casa dos 40, num bar junto à barragem do Caia, em Campo Maior. Ao que o CM apurou, em causa estão desavenças entre o suspeito (proprietário do espaço) e o homem agredido – que explora aquele local de diversão nocturna.

 Notícia retirada de:

http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/noticias/nacional/portugal/casal-ferido-a-tiros-de-cacadeira-num-bar

Duas pessoas mortas por semana com armas entre 2003 e 2008

Duas pessoas morreram por semana em Portugal vítimas de armas de fogo, a maioria homens, entre 2003 e 2008, segundo um estudo do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra hoje divulgado.

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Ameaça com arma de fogo para acabar discussão

Uma semana depois de um polícia ter sido espancado à porta do Dock’s, nas Docas de Lisboa

A zona de bares e discotecas das Docas de Lisboa foi ontem de madrugada palco de mais desacatos. À porta das instalações do Queen’s e do Dock’s, uma discussão só acabou com a ameaça de utilização de uma arma de fogo.




Para mais informações vá ao site: 

Há 1,4 milhões de armas ilegais em Portugal

A PSP estima que existam em Portugal cerca de 1,4 milhões de armas de fogo em situação ilegal. A maior parte serão armas de caça que não se encontram devidamente licenciadas. Há, no entanto, indícios de que o armamento ligeiro de guerra proveniente dos mercados do Leste da Europa é cada vez mais comercializado.



Para mais informações vá ao site: 
           
O que são armas de fogo?

Arma de fogo é um artefacto utilizado para propulsão de projécteis sólidos, por meio de uma rápida expansão de gases obtidos pela queima controlada de um proponente, geralmente sólido, que na maioria dos casos é a pólvora, contido em uma câmara fechada por todos os lados, excepto por aquele que conduz o projéctil através de um orifício cilíndrico denominado cano ou tubo. É imprescindível para o funcionamento letal da arma de fogo também a munição.
O tiro desportivo é praticado com armas de fogo e é uma modalidade olímpica.


São partes de uma arma de fogo:
  • cano ou tubo
  • câmara de expansão dos gases
  • culatra
  • sistema de disparo ou percussão
  • sistema de segurança
  • sistema de mira
  • cabo ou dispositivo de ancoragem
  • carregador

As armas de fogo podem ser classificadas quanto à(ao):
  • tipo de fogo
  • acção
  • calibre
  • munição

AVISO

No âmbito da disciplina de área de projecto decidimos ter de começar um novo tema cujo é:


                 Armas de fogo em Portugal

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Publicidade e as crianças

O que é a publicidade ?

A publicidade é uma atividade profissional dedicada à difusão pública de idéias associadas a empresas, produtos ou serviços, especificamente, propaganda comercial.
Publicidade é um termo que pode englobar diversas áreas de conhecimento que envolvam esta difusão comercial de produtos, em especial atividades como o planejamento, criação, produção e veiculação de peças publicitárias. Mas estudos mostram uma tabuleta em argila encontrada por arqueólogos, a qual continha inscrições babilônicas, anunciando a venda de gado e alimentos, demonstrando que já se utilizava de algum tipo de publicidade na antiguidade. Foi, porém, após a Revolução Francesa (1789), que a publicidade iniciou a trajetória que a levaria até o seu estágio atual de importância e desenvolvimento.

O que pode a publicidade provocar nas crianças?

Durante a programação infantil, a maioria dos anúncios mostra bolos, bolachas, cereais de pequeno-almoço açucarados e aperitivos salgados. Todos estes produtos são ricos em açúcar, gordura ou sal. Ou seja, parte significativa da publicidade é dedicada a produtos que, numa dieta alimentar saudável e equilibrada, devem ser consumidos com moderação.
Para promover os produtos, são usadas algumas estratégias, como brindes, desenhos animados e a imagem da mãe. Por exemplo, um terço dos anúncios recorre a desenhos animados. É o caso de alguns cereais de pequeno-almoço. “Num terço dos anúncios, a mensagem nutricional pode ser mal interpretada e levar a comportamentos errados”, revela a revista dos consumidores. Tal ocorre com a Sunquik, Um Bongo, Kinder, Pescanova, Phoskitos, Cola Cao e Nestlé. A figura da mãe, família ou escola aparece em quase um quinto dos anúncios e inclui as marcas Kinder, Sunquik, Phoskitos, Um Bongo e Nestlé. A estratégia é a mãe aprovar e recomendar estes produtos às crianças.
Apesar de menos publicitados, durante a programação infantil, a DECO/PRO TESTE encontrou anúncios a produtos, como iogurtes e queijos. Já os anúncios que encorajem o consumo de fruta, vegetais e peixe são inexistentes.
O excesso de anúncios sobre alimentos de alto teor energético é classificado entre os factores de risco para a obesidade pela Organização Mundial de Saúde. E os adolescentes portugueses, com destaque para as raparigas, encontram-se entre os mais gordos da Europa.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Inquérito

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

publicidade e as criancas



Escolhemos este vídeo para por no nosso site porque achamos que a televisão é como se fosse um super mercado, mas apenas com comida de plástico, refrigerantes, entre outros.

Ainda vão haver mais vídeos mas o próximo será nosso

Publicidade e as crianças



Outra amostra do tema que nos vamos tratar

Publicidade e as crianças



Este vídeo é apenas uma amostra do próximo que vamos fazer.

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

“Educação para os media”

vamos fazer um trabalho sobre a “Publicidade e as crianças”
a. Os prós e os contras da influência que a publicidade, sob várias formas, exerce na criança, actuando nas formas de viver e de pensar da mesma


vamos Melhorar:
• O nosso conhecimento sobre publicidades enganosas.

vamos tentar Conhecer e divulgar:
• Alertar as pessoas sobre os perigos de alguns anúncios publicitários
• Conhecer sites e pessoas que percebam deste assunto


vamos Identificar:
• Prós e os contras da influência que a publicidade pode trazer ás crianças
• Identificar casos concretos positivas e negativas de uma publicidade


vamos Reflectir sobre:
• Os perigos da publicidade enganosa que influenciam as crianças


vamos Desenvolver:
• A Influencia da publicidade enganosa sob as crianças
• Sobre uma opinião de uma pessoa