As três características dominantes da sociedade de consumo são: a abundância, a massificação e a homogeneização.
Com efeito, foi o fabrico em série que estabeleceu que, nesta nova sociedade, o mais difícil não era produzir bens e serviços, mas criar consumidores. Alguém observou que a sociedade de consumo começou no dia em que se descobriu que a produção em série tornou mais fácil fabricar produtos que vende-los.
Daí em diante, a economia nunca mais se fundamentou no planeamento da produção, mas nos desejos ou expectativas dos consumidores.
Ao nascer a necessidade de criar permanentemente a predisposição para comprar, entraram em cena métodos de estudo, inquéritos e sondagens para procurar avaliar os gostos e a preferência dos consumidores, também conhecidos por “estudos do conhecimento do comportamento do consumidor”.
Com o desenvolvimento de comunicações comerciais envolvendo marketing, publicidade e merchandising, iniciou-se uma era de sedução.
Estas indústrias da sedução fizeram-se acompanhar de um novo desenvolvimento dos média. Não é por acaso que a sociedade de consumo se desenvolve da rádio para a televisão, e desta para o digital.
1. Concordas com as ideias do texto acima transcrito? Porquê?
Sim, concordo, porque a sociedade deste tempo não consegue sobreviver sem consumir produtos desnecessários para a nossa vida.
2. Quando vais às compras, que precauções tomas para não levar para casa produtos de má qualidade?
Sim, tento procurar um produto de boa qualidade mas sempre com um preço assecivel, pois sendo ele um produto de má qualidade pode custar por vezes mais do que o produto de melhor qualidade.
3. De vez em quando cais na tentação de comprar bens supérfluos? Quais?
Depende do produto pois se for um produto de que eu utilize para mim uma só vez não faz mal, é claro que também não se pode exagerar e comprar algo que nunca iremos usar(telemóvel, jogos, etc...).
4. Deixas-te influenciar pelos artigos em promoção mesmo que não necessites deles? Porquê?
Não, porque não sendo eu uma pessoa que liga muito ás publicidades é importante não comprar algo que não precisamos por causa das promoções.
5. Elabora uma lista com produtos (bens, serviços…) que normalmente utilizas. Desses produtos indica os que:
A minha lista seria:
o gelado;
o iogurtes;
o cereais;
o carne;
o peixe;
o primeiros-socorros;
o telecomunicações;
o jogos;
o fast-food
a. Deixarias de comprar se o preço subisse.
Deixaria de comprar:
o Gelados;
o jogos;
o Fast-food
b. Terias de comprar independentemente do preço.
Comprava:
o Iogurtes;
o peixe;
o carne;
o primeiros-socorros.
c. Poderias prescindir.
Podia prescindir das:
o telecomunicações;
o Gelados;
o jogos;
o Fast-food.
Sem comentários:
Enviar um comentário